MISSIONARIO MARCOS GLAYSON ALENCAR
quarta-feira, 18 de março de 2015
Prega a Palavra
"Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã;
Mas, mesmo depois de termos antes padecido, e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate." (1 Tessalonicenses 2:1-2)
Muitas são as vezes em que os verdadeiros cristãos são acusados por pregar a verdade, o Evangelho de Jesus Cristo, porque as pessoas preferem ouvir um evangelho complacente, tolerante e sem cobranças. Por tal motivo, não aceitam a pregação legítima, mas isto não quer dizer que devemos parar ou que a nossa pregação e ensino se tornam inúteis, muito pelo contrário. Assim como a luz ilumina as trevas, o Evangelho verdadeiro também tem essa função: mostrar onde há trevas. Podemos ser maltratados, ofendidos, mas é nosso dever prosseguir com a Verdade que é Jesus, porque, se realmente somos servos do Senhor, não temos outra alternativa a não ser falar daquele que nos arregimentou. Somos soldados em território inimigo, somos combatentes, e por isso não podemos nos curvar diante do adversário, mas sermos intrépidos e valentes, não olhando para as nossas limitações, nossas fraquezas, e nem para as ofensas ou ataques, e sim prosseguindo com a missão que nos foi confiada. "Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência." (1 Tessalonicenses 2:30). A nossa pregação não é de engano, não é atrativa para o mundo, não é convite para a diversão ou entretenimento, ela fala de vida. Não criamos situações para agradar alguém, não fazemos nada para que o Evangelho não seja tão duro, não procuramos disfarçar, falamos exatamente o que o Senhor mandou. Arrependa-se, porque é chegado o Reino de Deus, e quem não se unir ao Senhor será destruído. Assim como João Batista dizia, o machado já está posto ao tronco, e toda árvore que não dá bom fruto será cortada e lançada no fogo. Não utilizamos recursos estratégicos para conduzir pessoas aos templos e congregações, falamos a verdade, nada temos a oferecer a não ser o Evangelho, Jesus e a salvação Nele. Isso não quer dizer que não os amamos, ao contrário, exatamente por amar é que não desejamos que se percam, mas que todos se convertam ao Senhor.
"Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações." (1 Tessalonicenses 2:4). Nossa aprovação veio do Senhor, portanto isso não livra de esperarmos ou dependermos de aprovação humana. Falamos para humanos, mas para agradar a Deus, e não buscamos aprovação de quem nos ouve, e sim que entenda e compreenda o Evangelho e se curve aos pés do Senhor. Queremos que todos conheçam o Senhor, a verdade bíblica, e não o evangelho de barganhas e oferecimento. Temos a maior preocupação de agradarmos ao Senhor, de fazermos tudo o que Ele nos manda, em prol de todos, mas sem a preocupação de agradar a todos. Não inventamos mentiras e nem distorcemos o Evangelho para o tornar mais atrativo para as pessoas, pois queremos que elas venham sabendo o que querem. Muitos são os que criam situações de diversões, promessas várias, facilidades para trazer pessoas aos seus templos. Infelizmente essas pessoas que buscam essas coisas somente encontrarão isso, pois não encontrarão Jesus nem a salvação. "Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha." (1 Tessalonicenses 2:5). Não pregamos o Evangelho em troca de ganhos, não buscamos coisas materiais, não criamos campanhas mentirosas e antibíblicas cuja função é arrancar dinheiro das incautas ovelhas. Não lançamos desafios e nem fogueiras santas, não exigimos compromisso ou fidelização. Pregamos o Reino de Deus, e as observâncias aos seus preceitos, ensinamos sobre santidade, sobre viver em Cristo para Cristo. Não falamos em magias, mas mostramos o Poder de Deus, e por amor corrigimos os que desobedecem, por amor queremos que se salvem, e a salvação vem somente com amor a Jesus, e amar a Ele é obedecer-lhe. "E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados;
Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos." (1 Tessalonicenses 2:6-7). Não buscamos ser conhecidos ou reconhecidos por ninguém como sendo alguma coisa, pois sabemos que nós, os servos do Senhor, os verdadeiros pregadores do Evangelho, não teremos nenhum reconhecimento aqui, somente no mundo vindouro.
"Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos." (1 Tessalonicenses 2:8). Amar, praticar os mandamentos do Senhor, e não podemos esquecer que o segundo maior é amar o próximo como a nós mesmos. Assim não queremos que se percam, que sejam enganados, mas que venham conhecer o Evangelho de Jesus Cristo como ele é e venham praticá-lo e então sejam salvos. Sem esse conhecimento e prática não existe conversão e, consequentemente, salvação. Não fazemos como muitos que cobram, sim, eu disse cobram, pois a desfaçatez em ficar pedindo ofertas e mais ofertas nada mais é do que buscar pagamento por fazer o que é nossa obrigação, e só de buscar recompensas materiais já estão se afastando do Senhor. "Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus." (1 Tessalonicenses 2:9). Tudo fazemos para não sermos dependentes financeiramente de ninguém, por isso fazemos a divulgação do Evangelho de maneira simples e direta, porque não temos condições de oferecer uma maneira sofisticada para isso, uma vez que seria tirada das próprias ovelhas do Senhor. O que desejamos, assim como o Senhor fazia, é levar a mensagem da salvação de maneira clara, direta, para que todos recebam sem se escandalizar ou nos acusar de sermos pesados a elas, ou que o Evangelho é pesado ou moeda de barganhas. Simplesmente falamos do Evangelho, do que está claro de maneira irrefutável, das nossas obrigações para com o Senhor. "Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes." (1 Tessalonicenses 2:10). Nossa preocupação sempre tem que ser o Senhor, pois Ele examina corpo, alma e coração, Ele sabe o que pensamos e desejamos, portanto não adianta falarmos ou fazermos algo se o nosso coração está em outro. Podemos esconder tudo de todos, mas nada do Senhor, e, quando tentamos esconder algo Dele, estamos sendo simplesmente os mais tolos dos seres humanos. Tendo esse conhecimento, procuramos viver de maneira sincera e honrada diante dos homens e de Deus, e o nosso comportamento pautado pelo Evangelho de Jesus Cristo. "Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos e testemunhávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos;
Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu Reino e Glória." (1 Tessalonicenses 2:11-12). Exortamos, ensinamos, pregamos, falamos de maneira muitas vezes dura, mas é por amor a cada um, porque queremos pela Graça do Nosso Senhor Jesus Cristo que se salvem e venham desfrutar das abundâncias no mundo vindouro. "Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes." (1 tessalonicenses 2:13).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
http://minhajoinha.blogspot.com.br/
sábado, 7 de julho de 2012
IGREJA BATISTA EM PORTO VELHO/RO
Rua Capão da Canoa S/N Bairro: Três Marias
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
Igreja Mãe:
Igreja Batista Canaã
Pr. José Duarte Barros
NOTICIAS DE MAIO E JUNHO DO CAMPO RONDONIENSE 2012
“COM EFEITO GRANDES COISAS TEM O SENHOR FEITO POR NÓS POR ISSO, ESTAMOS ALEGRES” (SALMO 126.3)
AMADOS IRMÃOS SAUDAÇÕES EM CRISTO,
Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas aos amados por não ter enviado as noticias do nosso ministério como de costume, atrasei-me devido às construções do templo provisório e do definitivo que foram iniciadas simultaneamente. Quem se envolveu com construção sabe como é o tempo da gente, e ainda mais trabalhar com duas ao mesmo tempo, daí dar pra ter uma ideia porque me demorei a entrar em contato com os amados.
Temos muito a agradecer a DEUS por sua bondade, graça e misericórdia dispensada na vida da nossa congregação e de nosso ministério. Porque em meio a muita luta e adversidades que enfrentamos desde o mês de novembro de 2011, o SENHOR firmou os nossos passos e nos concedeu grandes vitórias. Graças a DEUS temos um templo próprio, embora que provisório e de madeira ele é nosso, não temos mais que a cada fim de mês pagar aluguel. Eu tenho a plena certeza de que tal proza não poderia ser realizada sem o apoio das nossas igrejas co-irmãs existentes no nosso movimento regular. Como ficamos maravilhados em perceber o envolvimento dessas igrejas e irmãos se colocando a disposição para orar e contribuir enviando suas ofertas de amor para a construção do nosso templo.
O interessante que DEUS moveu igrejas e irmãos de vários estados do nosso Brasil para nos auxiliarem nessa obra. No Ceará, precisamente na região do Cariri, a onde se concentra a maior parte das igrejas regulares que nos sustentam, recebemos dos irmãos o apoio além do que esperávamos. Além da participação do sustento pessoal que regularmente recebo das Igrejas, muitos irmãos e amigos destinaram ofertas generosas que possibilitaram a construção do templo provisório. Agradeço a 1ª Igreja Batista Regular(Pr. Fabiano); Igreja Batista Regular do Novo juazeiro(Pr. Almir Marcolino); Igreja Batista Regular Sião(Pr. Roque Albuquerque); Congregação Monte Sião(Pr. Luzanilton Neves de oliveira); Igreja Batista Regular em Jardim/Ce(Pr. Selumiel Cardoso). Em Crato o Pr. Tadeu, que tem me sustentado em oração, apresentando-me diante da graça do pai juntamente com sua amada igreja. O casal mesquita, o Irmão Josué e sua esposa Fátima membros da Igreja Batista Regular Esperança, que também se associaram conosco na construção do templo. A irmã Neuda Brito que tem sido um grande instrumento de DEUS para abençoar nossas vidas. E a todos os irmãos anônimos que oram por nós e divulgam nosso ministério em suas respectivas igrejas locais.
Em João Pessoa também temos igrejas que nos apoiam, a Igreja Batista Regular em Bancários(Pr. Valdir Gomes); Igreja Batista Regular no bessa(Pr. Sergio Gladson) que tem orado regularmente por nós e pelo desenvolvimento do trabalho aqui em Poro Velho. A irmã Lucimar Marreiros, parceira forte e fiel e que também tem uma grande parcela em nosso ministério. No Rio Grande do Norte em Assun, a Igreja Batista Regular(Pr. Jerry) que também tem nos sustentado com orações e divulgação do nosso ministério em seus cultos. Em caruaru, o casal de irmãos Dr. Franco e sua esposa Leila que tem sustentado com suas ofertas tanto a nós como a construção.
No Maranhão tem o irmão Ibrahim e sua esposa a irmã Liliane que nos ajudam a muito tempo, tem sempre nos enviado ofertas abençoadoras que chegam sempre na hora de maior necessidade. Que DEUS esteja os abençoando mais e mais e que a mão do TODO PODEROSO os abençoe em tudo que fizerem.
Em Rio Branco também temos o apoio de Igrejas e irmãos que movidos por Deus resolveram participar contribuindo com o nosso ministério. A Igreja Batista Regular Israel(Pr. Francivaldo) que fez uma campanha com de um mês com o fim de arrecadar fundos para ser aplicado na construção do templo. A Igreja Batista Bíblica Canaã(Pr. Raimundo Damazio) que tem sido uma parceira fiel há alguns anos, nos apoiando com ofertas, orações e amizade. A minha Igreja mãe, Igreja Batista Canaã(Pr. José Duarte de Barros) que tem nos dado a cobertura espiritual nos enviando como missionários para o campo rondoniense. Com o fim de implantar igrejas fundamentalistas comprometidas com o Evangelho de Cristo. Temos recebido em Rio Branco apoio de irmãos das nossas igrejas regulares, o irmão Edison e sua esposa Raimundinha membros da Igreja Batista Regular Ebenezer(Pr. Elias Tiago); Irmão Franco, membro da Igreja Batista Emanuel(Pr. Antoildson).
Só temos que louvar ao SENHOR por todas essas igrejas e irmãos que tem nos encorajado e acreditado no ministério que desenvolvemos para a glória e honra do Senhor. Muitos deles com certeza não vão aprovar a citação de seus nomes nessa circular, devido desejarem que toda a glória seja dada a DEUS. Todavia, resolvemos citar os seus nomes porque queremos expressar o nosso agradecimento público e sincero a todos esses que acreditam e entendem que o trabalho que realizamos é sério e acima de tudo compromissado com a Palavra de Deus.
Recebemos também apoio de muitos outros irmãos de outras igrejas espalhadas por esse mundão de meu Deus, igrejas não regulares, mas que movidas por Deus foram direcionadas a nos auxiliarem. Quando DEUS quer realizar ELE usa quem ELE quer, e por isso louvamos a DEUS pelo seu grande amor para com o nosso ministério.
Graças as ofertas, orações e apoio dos amados concluirmos a construção do templo provisório de madeira e que não foi inaugurado ainda devido não ter sido instalado a energia elétrica. As centrais elétrica de Rondônia(CERON) está em greve e por conta desse detalhe estamos aguardando ansiosos a instalação da força elétrica, para realizarmos um culto de louvor e gratidão a DEUS, o qual será filmado e enviado as igrejas que nos apoiam. O templo de definitivo já está sendo construído, estamos lançando os alicerces e esperamos ate dezembro concluir o mesmo. Conto com as orações dos irmãos e das igrejas, intercedendo ao SENHOR por nosso ministério e pela obra do SENHOR no campo Rondoniense.
Agradecemos a todas às igrejas, irmãos e amigos que estão conosco nesse projeto, que DEUS continue abençoando ricamente cada um de vós.
AGRADECIMENTOS:
• Pela conclusão do templo provisório de madeira
• Pelas ofertas que chegaram e que foram suficientes para conclusão do templo provisório
• Pelas igrejas, irmãos e amigos que sustentam o nosso ministério.
PEDIDOS:
• Pela construção do templo definitivo
• Pelo desenvolvimento da obra fundamentalista no estado
• Pelas Igrejas Bíblicas do estado(Comunhão batista bíblica estadual)
• Pela construção da 1ª Igreja batista regular, organização e pelo seu Pastor(Pr. Mauro silva)
No amor de Cristo,
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
Ofertas direcionadas ao Pr. Marcos - AG: 153-8 C.C: 0540208-5 BRADESCO
TIM - (69) 8130-4430 ou FIXO - (69) 3226-9343 (residencial)
CLARO – (69) 9219-4382 VIVO – (69) 9981-0059 OI – (69) 8473-1311
sexta-feira, 16 de março de 2012
APOSTASIA DOS ULTIMOS DIAS
“Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem da pecado, o filho da perdição”(1 Ts 2.3)
Apostasia, termo grego que significa: “rebelião”, “abandono”. De onde vem o seu sentido religioso de “apostatar”. De maneira simples, apostatar significa abandonar a fé, rebelar-se contra Deus, abandonar a sã doutrina , que uma vez foi por todas foi entregue ao santos. Apesar da apostasia existir a muito tempo, o texto à cima menciona uma apostasia sem precedentes, de proporções gigantescas, que Satanás por meio do anticristo estalará nos últimos dias, na mente e nos corações dos homens sem Deus.
A igreja de Cristo vem sido bombardeada por esse lixo do inferno, vivemos tempos de total apostasia, essa é a marca predominante que tem assolado a igreja de Cristo nos últimos tempos, vivemos a era da igreja de Laodicéia. As igrejas que estão descritas em Apocalipses 2 e 3, foram igrejas históricas da Ásia menor, a qual Deus enviou por meio de seu servo João uma mensagem real. Todavia podemos usar as igrejas para mostrar eras da igreja de Cristo no decorrer de sua história nessa terra. Sendo assim podemos fazer a seguinte aplicação: Igreja em Eféso(30-100) igreja apostólica; Igreja em Esmirna(100-313) igreja perseguida; Igreja em Pérgamo(313-600) igreja casada com o governo; Igreja em Tiatira(600-1.517) igreja na idade média; Igreja em Sardes(1517-1648) igreja da reforma; Igreja em Filadélfia(1648-1900) igreja dos grandes avivamentos missionários e por último Igreja de Laodicéia(1900 - ?) igreja apostata. Em apocalipse Ladicéia coloca o fundamento da igreja, o cabeça da igreja, para fora, (vs 20-21) Jesus suplica que a mesma o deixe entrar. A igreja coloca Jesus para fora dela, quando começa a ser liderada por preceitos e dogmas humanos, quando o mundanismo passa a tomar conta dos cultos, quando todo o foco do culto passa ser as necessidades humanas e não a pessoa de Cristo. Na igreja que age dessa maneira, Jesus está fora.
Existe varias maneiras da apostasia se instalar em uma igreja, uma delas é a sutileza, entra como não quer nada, uma pitada aqui, outra acolá, e depois não tem mais jeito, ela já contaminou completamente a igreja. Fico muito triste em constatar que certas práticas já existam em nossas igrejas, as quais é com certeza, uma porta ampla para a proliferação da apostasia. Algumas de nossas igrejas estão deixando o campo apropriado para a proliferação do mosquito da apostasia, muitas delas permitem mulheres pregando em reuniões ordinárias da igreja, em cultos de quarta feira e escola dominical. O que mais me impressiona é que o argumento que usam para defender tal pratica é patético, dizem que a mulher não pode pregar no púlpito, mas na parte de baixo sim, outros fazem diferença de culto, ela só pode pregar no domingo a noite, mas na quarta e na escola dominical tudo bem. Ainda existe outras que dizem: tem mulheres que pregam melhores que certos homens, concordo que exista mulheres mais capazes que muitos homens, mais essa não é razão para pautarmos nossas escolhas, pois as decisões e obediência da igreja deve ser fundamentada nas Escrituras e não em capacidade humana. Devemos lembrar que Deus não faz sua escolha para o ministério baseada na capacidade humana, é pela graça, garanto que se fosse por capacidade, estaria de fora, pois não estaria qualificado. A ordem que Deus transmitiu a igreja por meio de Paulo, não foi proibindo os lugares ou os dias que as mulheres não poderiam pregar, mas que na igreja a mulher fique calada, que a mulher não deve exercer autoridade do homem, que no contexto claramente se identifica, como profetizar, pregar a palavra.(1 Cor 14.34-34; e 1 Tm 2.11-15). Se somos bíblicos como de fato somos, não podemos tolerar ou permitir que tal prática possa tomar conta da igreja de Cristo, sugiro até que as igrejas que assim procedem, sejam afastadas da comunhão, pois as mesmas não seguem mais os princípios e doutrina dos apóstolos e se assim estão, não resta outra alternativa, senão afastar-se(2 Jo 9-11; Rm 16.17). Devemos nos lembrar que uma maça podre estraga as demais, que uma velha ruim, estraga todo rebanho. Existe um princípio bíblico que reflete o que acabamos de falar: “Não é boa vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois de fato sem fermento. Pois também Cristo nosso cordeiro pascal, foi imolado.”(1 cor 5.6,7)
Os pastores tem a grande responsabilidade de ensinar todo conselho de Deus aos homens. Se o pastor faz sua parte tendo a disciplina e o compromisso de transmitir ao povo a Palavra de Deus, certamente tal povo ou igreja estará imunizada contra a apostasia.(Ef 4.11-16). Os ministros precisam se fadigar no estudo e ensino da Palavra(1 Tm 5.17), para tal o mesmo precisa ter comunhão com Deus através do estudo sistemático das doutrinas e da oração. Também deve procurar ler livros de teologia cristã, participar de congressos e gastar muito tempo em visitar os membros. Se de fato realizar essas atividades seu rebanho estará imunizado contra a apostasia.
As ovelhas também tem uma grande responsabilidade de não depender somente dos pastores, precisa buscar comunhão com Deus, através da oração, leitura da Palavra e de bons livros. Participar de todos os culto sempre que possível, ser um crente atuante na igreja local, envolvendo-se na obra de corpo e alma. Viva em comunhão com seus irmãos, exortando uns aos outros, a permanecerem firmes na fé. Se proceder assim , com certeza vai fabricar anticorpos espirituais que combaterão o vírus da apostasia.
Não precisamos vivermos assustados por cauda da existência da apostasia, mas precisamos com certeza estarmos preparados para combatermos, portanto, usemos dos recursos espirituais que estão ao nosso alcance e certamente teremos vitória sobre a apostasia em todas as suas formas. Amém
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
“Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem da pecado, o filho da perdição”(1 Ts 2.3)
Apostasia, termo grego que significa: “rebelião”, “abandono”. De onde vem o seu sentido religioso de “apostatar”. De maneira simples, apostatar significa abandonar a fé, rebelar-se contra Deus, abandonar a sã doutrina , que uma vez foi por todas foi entregue ao santos. Apesar da apostasia existir a muito tempo, o texto à cima menciona uma apostasia sem precedentes, de proporções gigantescas, que Satanás por meio do anticristo estalará nos últimos dias, na mente e nos corações dos homens sem Deus.
A igreja de Cristo vem sido bombardeada por esse lixo do inferno, vivemos tempos de total apostasia, essa é a marca predominante que tem assolado a igreja de Cristo nos últimos tempos, vivemos a era da igreja de Laodicéia. As igrejas que estão descritas em Apocalipses 2 e 3, foram igrejas históricas da Ásia menor, a qual Deus enviou por meio de seu servo João uma mensagem real. Todavia podemos usar as igrejas para mostrar eras da igreja de Cristo no decorrer de sua história nessa terra. Sendo assim podemos fazer a seguinte aplicação: Igreja em Eféso(30-100) igreja apostólica; Igreja em Esmirna(100-313) igreja perseguida; Igreja em Pérgamo(313-600) igreja casada com o governo; Igreja em Tiatira(600-1.517) igreja na idade média; Igreja em Sardes(1517-1648) igreja da reforma; Igreja em Filadélfia(1648-1900) igreja dos grandes avivamentos missionários e por último Igreja de Laodicéia(1900 - ?) igreja apostata. Em apocalipse Ladicéia coloca o fundamento da igreja, o cabeça da igreja, para fora, (vs 20-21) Jesus suplica que a mesma o deixe entrar. A igreja coloca Jesus para fora dela, quando começa a ser liderada por preceitos e dogmas humanos, quando o mundanismo passa a tomar conta dos cultos, quando todo o foco do culto passa ser as necessidades humanas e não a pessoa de Cristo. Na igreja que age dessa maneira, Jesus está fora.
Existe varias maneiras da apostasia se instalar em uma igreja, uma delas é a sutileza, entra como não quer nada, uma pitada aqui, outra acolá, e depois não tem mais jeito, ela já contaminou completamente a igreja. Fico muito triste em constatar que certas práticas já existam em nossas igrejas, as quais é com certeza, uma porta ampla para a proliferação da apostasia. Algumas de nossas igrejas estão deixando o campo apropriado para a proliferação do mosquito da apostasia, muitas delas permitem mulheres pregando em reuniões ordinárias da igreja, em cultos de quarta feira e escola dominical. O que mais me impressiona é que o argumento que usam para defender tal pratica é patético, dizem que a mulher não pode pregar no púlpito, mas na parte de baixo sim, outros fazem diferença de culto, ela só pode pregar no domingo a noite, mas na quarta e na escola dominical tudo bem. Ainda existe outras que dizem: tem mulheres que pregam melhores que certos homens, concordo que exista mulheres mais capazes que muitos homens, mais essa não é razão para pautarmos nossas escolhas, pois as decisões e obediência da igreja deve ser fundamentada nas Escrituras e não em capacidade humana. Devemos lembrar que Deus não faz sua escolha para o ministério baseada na capacidade humana, é pela graça, garanto que se fosse por capacidade, estaria de fora, pois não estaria qualificado. A ordem que Deus transmitiu a igreja por meio de Paulo, não foi proibindo os lugares ou os dias que as mulheres não poderiam pregar, mas que na igreja a mulher fique calada, que a mulher não deve exercer autoridade do homem, que no contexto claramente se identifica, como profetizar, pregar a palavra.(1 Cor 14.34-34; e 1 Tm 2.11-15). Se somos bíblicos como de fato somos, não podemos tolerar ou permitir que tal prática possa tomar conta da igreja de Cristo, sugiro até que as igrejas que assim procedem, sejam afastadas da comunhão, pois as mesmas não seguem mais os princípios e doutrina dos apóstolos e se assim estão, não resta outra alternativa, senão afastar-se(2 Jo 9-11; Rm 16.17). Devemos nos lembrar que uma maça podre estraga as demais, que uma velha ruim, estraga todo rebanho. Existe um princípio bíblico que reflete o que acabamos de falar: “Não é boa vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois de fato sem fermento. Pois também Cristo nosso cordeiro pascal, foi imolado.”(1 cor 5.6,7)
Os pastores tem a grande responsabilidade de ensinar todo conselho de Deus aos homens. Se o pastor faz sua parte tendo a disciplina e o compromisso de transmitir ao povo a Palavra de Deus, certamente tal povo ou igreja estará imunizada contra a apostasia.(Ef 4.11-16). Os ministros precisam se fadigar no estudo e ensino da Palavra(1 Tm 5.17), para tal o mesmo precisa ter comunhão com Deus através do estudo sistemático das doutrinas e da oração. Também deve procurar ler livros de teologia cristã, participar de congressos e gastar muito tempo em visitar os membros. Se de fato realizar essas atividades seu rebanho estará imunizado contra a apostasia.
As ovelhas também tem uma grande responsabilidade de não depender somente dos pastores, precisa buscar comunhão com Deus, através da oração, leitura da Palavra e de bons livros. Participar de todos os culto sempre que possível, ser um crente atuante na igreja local, envolvendo-se na obra de corpo e alma. Viva em comunhão com seus irmãos, exortando uns aos outros, a permanecerem firmes na fé. Se proceder assim , com certeza vai fabricar anticorpos espirituais que combaterão o vírus da apostasia.
Não precisamos vivermos assustados por cauda da existência da apostasia, mas precisamos com certeza estarmos preparados para combatermos, portanto, usemos dos recursos espirituais que estão ao nosso alcance e certamente teremos vitória sobre a apostasia em todas as suas formas. Amém
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
FATORES QUE CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DE UM MISSIONÁRIO
É impressionante como no arraial evangélico tem surgido nesses últimos anos práticas que contrariam completamente a Palavra de Deus. Uma delas que quero me reportar nesse modesto estudo, está relacionado com o número exagerado de pessoas que são colocados na obra, como ministros ou missionários, logo que entram na igreja. Tais pessoas são consagradas pelas igrejas de uma forma rápida, sem que sejam avaliados se os mesmos possuem as exigências estabelecidas por Deus para os cargos os quais foram ou serão recomendados.
Não se forma um missionário e um pastor da noite para o dia, ambos para chegarem a receber esses títulos conferidos pela igreja, precisam ser aprovados primeiramente pela igreja por meio de sua dedicação a obra do Senhor isso leva tempo, existe um longo percurso que o candidato que deseja a obra missionária ou ao pastorado, precisa trilhar até poder está perfeitamente habilitado para desenvolver suas respectivas funções.
No texto em Atos 13.1-12, encontramos alguns fatores básicos que apontam ou sinalizam algumas características indispensáveis na formação de um missionário. Quais são essas características? Quero compartilhar com os amados um pouco da minha experiência nesses 17 anos como missionário e que resiste muito bem ao clivo da Palavra de Deus.
No versículo primeiro de atos 13, nos é apresentado uma série de nomes de doutores e mestres que serviam a Deus na Igreja que estava em Antioquia, dentre eles estão Paulo e Barnabé, que foram chamados pelo Espírito Santo para realizar a obra missionária. O que eu consigo enxergar nesse texto é que alguém que é chamado para a obra missionária, é alguém que já desenvolve UMA VIDA DE SERVIÇO NA IGREJA LOCAL. Tudo começa na igreja local, ela é a agencia de Deus aqui na terra que está autorizada a realizar a obra dEle, fora da igreja local não existe como alguém possa realizar a obra do Senhor. Paulo e Barnabé já desenvolviam atividades na Igreja de Antioquia, já serviam ao Senhor, sem ao menos serem chamados. E com certeza só foram chamados porque já eram compromissados com a obra do Senhor. O que tenho visto até dentro do nosso grupo em algumas igrejas, é certos pastores e igrejas indicarem e aprovarem candidatos para o seminário, sem que os mesmo nunca tenham demonstrado uma vida de serviço em suas respectivas igrejas. Deus não trabalha dessa maneira, precisamos copiar os padrões de Deus, não adianta formar um missionário a força, só irá causar dano as igrejas, ao Evangelho e ao movimento. Se o candidato não tem um habito em sua igreja local de evangelizar, distribuir folhetos, visitar os doentes de sua igreja, de entregar seu dízimo, de orar por missões, como enviar tal candidato ao seminário? Seria loucura. Paulo e Barnabé já tinham demonstrado o seu amor por Deus, servindo ao Senhor na igreja local. É bom frisar um detalhe importante, havia outros homens na igreja de Antioquia servindo a Deus, mas nem todos foram chamados, apenas Paulo e Barnabé. Daí baseado nesse fato digo: Nem todo que serve a deus na igreja local, será chamado para servir ao Senhor no ministério, mas todo o que é chamado para o ministério, já serve ao Senhor em sua Igreja Local.
O segundo fator importante e indispensável para a formação de um missionário é o CHAMADO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, ou seja é o chamado de Deus para um serviço especifico. O Espírito Santo chamara para a obra, aqueles que já estão atuando dentro da igreja local. O chamado de Paulo e Barnabé no meu entender, aconteceu da seguinte forma: O culto estava sendo realizado, a igreja estava reunida, e aí o Espírito Santo usando um profeta anuncia o chamado desses homens a Igreja e aos mesmos ao mesmo tempo. É claro que nos dias de hoje tal forma não mais acontece, devido tal pratica ter sido cessada com o fim do Canon das Escrituras. Hoje o Espírito Santo fala ao coração do chamado através da Palavra de Deus pregada ou lida, manifestando no coração do chamado um profundo ardor por missões que o incomoda profundamente. Quando o Espírito Chama alguém para o ministério, Ele faz com que o seu desejo por missões e pelo amor pelas almas, seja acrescido de forma diferenciada, o chamado passa a respirar missões com um maior ardor, e a praticar com maior intensidade esse desejo no seu viver diário, tanto na igreja local como no seu dia a dia. Um outro fator que precisa ser destacado é que o Espírito Santo produz no coração do chamado uma convicção clara, a onde a certeza do chamado nunca pode ser colocado em cheque, pelo contrário, cada dia cresce a convicção a certeza de que Deus o chamou. É maravilhoso quando alguém entra no ministério chamado por Deus, mas é horrível quando se entra pelo chamado do homem. Li certo dia uma frase que me chamou muito a atenção: “EXISTE O MISSIONÁRIO CHAMADO E O CHAMADO MISSIONARIO” Dentro da minha pouca experiência no campo missionário digo que o CHAMADO de DEUS faz toda a diferença na vida do missionário. Só se mantém no campo missionário os que de fato são chamados, pois a pressão é terrível, as dificuldades enormes e o trabalho árduo. Sem o chamado de Deus, é impossível permanecer no campo. O chamado de Deus em nossas vidas é sempre um ato de misericórdia. Se formos analisar as nossas atitudes, os nossos olhares, as nossas palavras e pensamentos, chegaremos rapidamente à conclusão de que não merecemos as coisas que e Ele faz por nós. É por isso que a nossa vocação, seja ela qual for, nunca significará que Deus nos escolheu devido à nossa capacidade ou à nossa experiência. Você já deve ter ouvido a frase: “Deus não escolhe os capacitados: Ele capacita os escolhidos”. Essa é a mais pura verdade. É claro que isso não quer dizer que não devemos estudar ou que não devemos buscar uma formação mais sólida. Não é isso. Precisamos sim avançar para águas cada vez mais profundas em relação ao conhecimento de Deus e das coisas de Deus. Só não podemos perder de vista o fato de que o Senhor escolhe aquele que Ele quer, ou seja, não depende das nossas qualidades ou do nosso currículo. Paulo e Barnabé não foram escolhidos por em si algo que despertou em Deus o chamado, nem os demais não foram chamados por causa de não terem chamado a atenção de Deus. Nem um e nem outra dessas colocações foi o fator predominante, Max sim a GRAÇA e MISERICORDIA do SENHOR.
O terceiro fator indispensável na formação de um missionário é o RECONHECIMENTO DO CHAMADO PELA SUA IGREJA LOCAL. Deus ama a sua igreja e não realizará o seu eterno propósito sem o aval da mesma. Nada pode acontecer no reino de Deus aqui na terra, nada fora da aprovação da Igreja local. Por essa razão, o candidato que almeja as obras do episcopado (no meu modo de ver seria a tradução correta, porque muitos desejam somente o cargo, o ofício e não as obras decorrentes do cargo, o desejo, o ardor deve ser pelas as atividades e não pelo cargo), precisa ter a provação de seu chamado por sua igreja local. Conheço casos em que a igreja não aprova ou não reconhece o chamado do candidato, ai ele se revolta com a decisão da igreja e se transfere para outra com o fim de ser aceito como missionário. Esse fato mostra duas coisas: Primeira, a igreja estava certa no seu parecer. Segundo, tal candidato nunca foi chamado por Deus. O candidato chamado para o campo terá a paciência necessária para esperar a benção de sua igreja, ele é acima de tudo um crente subordinado a sua igreja local. Porque se não se submete a liderança local, será um problema para os colegas de campo. Nos tempos de Paulo e Barnabé esse reconhecimento do chamado era feito com as imposições de mãos, era uma pratica normal da igreja primitiva para reconhecer diáconos (At 6.5-6); pastores(1 Tm 4.14); e missionários(At 13.3). Até hoje eu me pergunto por que só se usa dessa pratica no caso de ordenação ao pastorado e não para os demais cargos citados acima. No meu modo de ver e entender, acredito que não haja mais necessidade nos dias de hoje de tal pratica, creio que a mesma foi restrita apenas ao período apostólico. Todavia, não fico escandalizado ou me oponho às igrejas que assim prefiram se utilizar-se da mesma. Acredito que o reconhecimento da igreja de Cristo a uma pessoa chamada ao ministério seja o fato de autenticar o chamado por meio dos serviços prestados pelo candidato na igreja local, pelo seu testemunho pessoal, pela recomendação desse candidato à uma seminário e por meio do sustento para suprir seus estudos e respectivamente para sustentá-lo no campo missionário após seus estudos. Um outro fator fundamental do reconhecimento do chamado de um candidato ao campo missionário, deve ser a oração incessante da igreja em favor da sua vida e de seu chamado. Sem demagogia alguma posso dizer, “A MAIOR CONTRIBUIÇÃO QUE UM MISSIONÁRIO PODE RECEBER DE UMA IGREJA É A ORAÇÃO” Tenho vivenciado isso diariamente, tenho apenas 05(cinco) igrejas que me sustentam, que se associaram comigo no nosso ministério. Todavia o maior sustento que recebo e que sustenta o nosso ministério e me faz vencer as lutas e adversidades, não são as ofertas que recebo, mas sim as orações que são feitas em nosso favor. Porque existe situações que o dinheiro acaba, as necessidades chegam, as portas se fecham, as perseguições batem a porta e o nosso escape são as orações que são feitas a Deus em nosso favor, que levantas o nosso animo, que redobra a nossa disposição e que nos dar direcionamento nas decisões que precisamos tomar. Ouvi certa vez em uma mensagem em uma conferencia missionária, o relato do preletor que contou um caso vivenciado por ele. Falou que numa determinada noite se sentiu incomodado pelo Espírito Santo para orar por um colega um colega de ministério, ele se levantou se colocou de joelhos ao lado da cama e intercedeu por seu colega. No dia seguinte o seu amigo lhe ligou para falar de um grande livramento que teve na noite anterior, contou-lhe que Deus o livrou de cair com o carro na ponte que estava quebrada, o pneu do carro furou e ao descer do carro avistou a ponte a 15 metros quebrada. O preletor perguntou a que horas aconteceu tal livramento, ele disse as 3.00 horas da manhã, com lagrimas nos olhos o preletor falou pra seu colega, foi exatamente nesse horário que o Espírito Santo me acordou para orar por você. Amados, as ofertas são essências para o sustento do missionário, mas as orações são mais preciosas, é tanto que Paulo quando escreve às igrejas ele não pede dinheiro, mas sim oração para a palavra de Deus se propague, para ter ousadia e poder na proclamação do Evangelho, para que Deus o livre dos homens maus e assim por diante.(2Ts 3.1; Ef 6.18-19; 2Ts 3.2). O missionário que vai ao campo sem o reconhecimento da Igreja Local, não terá nenhum sucesso. Para ter as bênçãos de Deus e ser bem sucedido no mistério se faz necessário o reconhecimento do chamado do candidato pela igreja, caso contrário, se tiver outro procedimento fora esse, tanto a igreja, quanto o missionário estarão em desobediência ao modelo divino.
O quarto fator indispensável na formação do missionário é o AUXILIO DOS COLEGAS DE MINISTERIO.Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionário como o auxilio do João Marcos, que com certeza foi de grande valia no desenvolvimento dos trabalhos. Os missionários e pastores precisam do apoio dos colegas do campo, fico triste quando vejo colegas se isolando, se afastando das reuniões de pastores, não se envolvendo das atividades do grupo, isso é ruim amados para quem toma essa atitude. A bíblia diz quem que se isola busca os seus próprios interesses (Pv 18.1). Poderíamos com a permissão do Espírito Santo parafrasear o versículo de Gn 2.18 da seguinte maneira “....Não é bom que o missionário esteja só, arrumarei auxiliares que lhe sejam idônios”. A amizade dos colegas, dos pastores sem dúvida alguma é uma benção para a vida do missionário. Paulo sempre tinha um companheiro em suas viagens para ajudá-lo a desenvolver a obra do Senhor. Paulo sentia a ausência dos amigos (2Cor 2.12-13); Ficou feliz em receber a visita de Tito quando enfrentava dificuldades(2 Cor 7.5-6. Tenho tantas saudades da comunhão dos pastores do Cariri, onde participava das reuniões mensais com meu colegas, era uma benção. Como também do SBC a onde muitos deles trabalham e tínhamos a oportunidade de nos aconselhar trocar experiências. Hoje aqui em Porto Velho, vivemos isolados, não temos com quem conversarmos, dividir as cargas, orar juntos, compartilhar as nossas lutas, isso é muito ruim. Ainda bem que existe a internet, aí quando a coisa aperta mando um imail pra um colega pedindo auxilio, ajuda, conselho e Deus me conforta o coração. O missionário precisa se envolver com as igrejas da mesma fé e ordem que existem no seu campo, ou no campo próximo ao seu ambiente de trabalho. Deve estar sempre presente nas reuniões de pastores, se programe, geralmente já tem um calendário das reuniões, não marque nada naquele dia, e participe, se envolva com os colegas, isso é bom pra você e para eles também. O missionário não só precisará do auxilio dos colegas do campo, mas também dos demais da mesma fé e ordem, portanto escreva, envie imail contando do que tem feito, seus projetos, para que possa contar com o auxilio de outros colegas. Ouvi ceta vez uma mensagem pregada pelo Pr. Francisco de Assis da Igreja Batista Bíblica Betel, essa mensagem tinha três pontos; 1. Deus não depende de nós; Nós dependemos de Deus; Nós dependemos uns dos outros. Uma grande verdade, dependemos de Deus e um dos outros, portanto é loucura fazer a obra isolado, não vai muito longe quem assim procede.
O quinto fator indispensável na formação do missionário é a OPOSIÇÃO DO DIABO AO SEU MINISTÉRIO. Paulo e Silas enfrentaram a oposição do diabo em sua primeira viagem missionária, o mágico usado pelo inimigo se opunha a Evangelho de Cristo. Todos os missionários enfrentam tal oposição, é uma regra geral e não uma exceção. A obra missionária em si já trás suas dificuldades . Jesus disse que a seara é grande, essa é a primeira dificuldade, disse também que são poucos os trabalhadores, outra dificuldade latente aos nossos olhos.(Mt 9.37-38) Paulo disse aos irmãos de Tessalonica que existia homens maus e perversos que procurava criar dificuldades ao seu ministério.(2Ts 3.2-3). Por traz das oposições está o dedo do diabo, ele não usa somente os descrentes, mas também os próprios crentes para trazer dor e sofrimento ao missionário, com o fim de paralisá-lo. Paulo diz que por duas vezes foi barrado pelo diabo, quando desejou visitar os irmãos de Tessalonica(1Ts 3.18). O inimigo não mudou amados, continua a fazer a mesma coisa, se opor ao trabalho do missionário, procurando destruí-lo, e para isso faz de tudo para que tudo der errado. Usa todos os meios possíveis e impossíveis para derrotá-lo. Mas como disse Paulo, mas o Senhor guarda do maligno os servos do Senhor. Eles não serão destruídos, pelo contraio, concluíram a obra que o Senhor determinou para eles os cumprissem. Lembram de Neemias? O diabo fez de tudo para paralisá-lo, mas quanto mas fazia, é que Neemias se fortalecia com os demais irmãos, a oposição era o combustível que movia e encorajava os servos de deus a permanecerem firmes, unidos com o fim de alcançar o propósito determinado por Deus. Lutar contra os propósitos de Deus é perca de tempo, quando ele escolhe alguém para executar uma obra, essa obra será realizada, mesmo que se levante “crentes”, “pastores” contra o servo de Deus,mesmo que as calunias, mentiras no caso de Neemias foram levantadas, ele sobreviveu a todas e concluiu sua obra. O servo de Deus não morrerá sem que antes conclua aquiloque o Senhor determinou que o fizesse. Foram 04(quatro) tentativas para se abrir um trabalho Batista Regular em Porto Velho, a primeira foi por uma igreja Batista da Fé em Manaus, não deu certo, outra por meio do Pr. Benicio da Silva enviado pela missão Paulo de Tarso, também não vingou, outro pelo missionário José Ribeiro Carvajal em Candeias do Jamari por meio da missão Mibrac do acre, também falhou, e a quarta por mim e ela deu certo. Quis Deus me levantar por pura GRAÇA e MISERICORDIApara ter o privilégio de fundar a Primeira Igreja Batista Regular em Porto Velho, e também me concedeu o privilégio de participar da fundação e edificação da Segunda Igreja Batista Regular, que esse ano com a graça do Pai será organizada em Igreja. Ele vai cumprir seu projeto por meio das nossas vidas, é inútil lutar contra os planos do Senhor. Se faz preciso que as igrejas, os seminários preparem muito bem os futuros missionários sobre as dificuldades que eles enfrentaram no campo, não esconda nada, mostre que estarão sujeitos a tido tipo de oposição. Para que eles não fiquem enganados e se decepcione quando estiverem na obra. Paulo depois de fundar igrejas e lideranças voltava fortalecendo a fé dos discípulos mostrando a eles que se era necessário esta preparado para enfrentar as dificuldades que viriam no campo(At 14.22). Jesus disse que o servo não é maior que seu Senhor, se fizeram o que fizeram com Ele, quanto mais com os discípulos. Disse em outra vez que no mundo teríamos tribulações. Então não se engane com a obra missionária, venha preparado para enfrentar as oposições, não tenha medo, Deus estará com você, lhe dando tudo que você precisa e necessita para superar as adversidades.
O ultimo fatos indispensável na formação do missionário é A DEMOSTRAÇÃO DE GRATIDÃO A IGREJA LOCAL E AS DEMAIS IGREJAS CO IRMÃS. Como manifestar essa gratidão? Em atos 14.26-28 Paulo mostra como o missionário pode demonstrar gratidão as igrejas que o apóiam. Prestando contas de seu ministério as igrejas, visitando sempre às que pode e às que não pode, mande cartas, imail, ligando para seu pastor dando noticias. Postando vídeos na internet sobre o trabalho, criando um blog para divulgar as noticias do campo missionário. Isso é muito importante para a igreja como para o missionário, pois criam um laço de companheirismo entre o missionário e igreja.Ajuda a igreja orar pelas necessidades urgentes do trabalho. Ajuda a igreja a conhecer sobre o trabalho que estar sendo desenvolvido pelo missionário, como também de avaliar se está sendo feito o investimento correto ou não de suas finanças na obra missionárias. Sem falar que é uma maneira de ser grato pelo apoio recebido, ninguém é obrigado em contribuir no ministério do missionário, isso é um ato de GRAÇA, uma vez que você foi agraciado por Deus, seja grato a Deus e a igreja ou igrejas que lhe ajudam, comunicando-lhes as maravilhas que Deus tem realizando por meio de seu ministério. Esse ato desenvolvido pelo missionário, com certeza abençoará sua vidas, por meio das orações que elereceberá e por um aumento de colaboradores que serão tocados por deus por meio de sua gratidão.
Não é fácil fazer a obra missionária, mas pra realizá-la é necessário que a mesma seja feita dentro dos padrões bíblicos estabelecidos na Palavra de Deus. Que Deus nos conceda um coração obediente, que aplique os ensinamentos do nosso Senhor nos projetos relacionados a Sua obra. Para que além de fazermos a coisa certa, possamos fazer movidos pelas motivações certas.
Que Deus nos abençoe.
No amor de Cristo,
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
É impressionante como no arraial evangélico tem surgido nesses últimos anos práticas que contrariam completamente a Palavra de Deus. Uma delas que quero me reportar nesse modesto estudo, está relacionado com o número exagerado de pessoas que são colocados na obra, como ministros ou missionários, logo que entram na igreja. Tais pessoas são consagradas pelas igrejas de uma forma rápida, sem que sejam avaliados se os mesmos possuem as exigências estabelecidas por Deus para os cargos os quais foram ou serão recomendados.
Não se forma um missionário e um pastor da noite para o dia, ambos para chegarem a receber esses títulos conferidos pela igreja, precisam ser aprovados primeiramente pela igreja por meio de sua dedicação a obra do Senhor isso leva tempo, existe um longo percurso que o candidato que deseja a obra missionária ou ao pastorado, precisa trilhar até poder está perfeitamente habilitado para desenvolver suas respectivas funções.
No texto em Atos 13.1-12, encontramos alguns fatores básicos que apontam ou sinalizam algumas características indispensáveis na formação de um missionário. Quais são essas características? Quero compartilhar com os amados um pouco da minha experiência nesses 17 anos como missionário e que resiste muito bem ao clivo da Palavra de Deus.
No versículo primeiro de atos 13, nos é apresentado uma série de nomes de doutores e mestres que serviam a Deus na Igreja que estava em Antioquia, dentre eles estão Paulo e Barnabé, que foram chamados pelo Espírito Santo para realizar a obra missionária. O que eu consigo enxergar nesse texto é que alguém que é chamado para a obra missionária, é alguém que já desenvolve UMA VIDA DE SERVIÇO NA IGREJA LOCAL. Tudo começa na igreja local, ela é a agencia de Deus aqui na terra que está autorizada a realizar a obra dEle, fora da igreja local não existe como alguém possa realizar a obra do Senhor. Paulo e Barnabé já desenvolviam atividades na Igreja de Antioquia, já serviam ao Senhor, sem ao menos serem chamados. E com certeza só foram chamados porque já eram compromissados com a obra do Senhor. O que tenho visto até dentro do nosso grupo em algumas igrejas, é certos pastores e igrejas indicarem e aprovarem candidatos para o seminário, sem que os mesmo nunca tenham demonstrado uma vida de serviço em suas respectivas igrejas. Deus não trabalha dessa maneira, precisamos copiar os padrões de Deus, não adianta formar um missionário a força, só irá causar dano as igrejas, ao Evangelho e ao movimento. Se o candidato não tem um habito em sua igreja local de evangelizar, distribuir folhetos, visitar os doentes de sua igreja, de entregar seu dízimo, de orar por missões, como enviar tal candidato ao seminário? Seria loucura. Paulo e Barnabé já tinham demonstrado o seu amor por Deus, servindo ao Senhor na igreja local. É bom frisar um detalhe importante, havia outros homens na igreja de Antioquia servindo a Deus, mas nem todos foram chamados, apenas Paulo e Barnabé. Daí baseado nesse fato digo: Nem todo que serve a deus na igreja local, será chamado para servir ao Senhor no ministério, mas todo o que é chamado para o ministério, já serve ao Senhor em sua Igreja Local.
O segundo fator importante e indispensável para a formação de um missionário é o CHAMADO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, ou seja é o chamado de Deus para um serviço especifico. O Espírito Santo chamara para a obra, aqueles que já estão atuando dentro da igreja local. O chamado de Paulo e Barnabé no meu entender, aconteceu da seguinte forma: O culto estava sendo realizado, a igreja estava reunida, e aí o Espírito Santo usando um profeta anuncia o chamado desses homens a Igreja e aos mesmos ao mesmo tempo. É claro que nos dias de hoje tal forma não mais acontece, devido tal pratica ter sido cessada com o fim do Canon das Escrituras. Hoje o Espírito Santo fala ao coração do chamado através da Palavra de Deus pregada ou lida, manifestando no coração do chamado um profundo ardor por missões que o incomoda profundamente. Quando o Espírito Chama alguém para o ministério, Ele faz com que o seu desejo por missões e pelo amor pelas almas, seja acrescido de forma diferenciada, o chamado passa a respirar missões com um maior ardor, e a praticar com maior intensidade esse desejo no seu viver diário, tanto na igreja local como no seu dia a dia. Um outro fator que precisa ser destacado é que o Espírito Santo produz no coração do chamado uma convicção clara, a onde a certeza do chamado nunca pode ser colocado em cheque, pelo contrário, cada dia cresce a convicção a certeza de que Deus o chamou. É maravilhoso quando alguém entra no ministério chamado por Deus, mas é horrível quando se entra pelo chamado do homem. Li certo dia uma frase que me chamou muito a atenção: “EXISTE O MISSIONÁRIO CHAMADO E O CHAMADO MISSIONARIO” Dentro da minha pouca experiência no campo missionário digo que o CHAMADO de DEUS faz toda a diferença na vida do missionário. Só se mantém no campo missionário os que de fato são chamados, pois a pressão é terrível, as dificuldades enormes e o trabalho árduo. Sem o chamado de Deus, é impossível permanecer no campo. O chamado de Deus em nossas vidas é sempre um ato de misericórdia. Se formos analisar as nossas atitudes, os nossos olhares, as nossas palavras e pensamentos, chegaremos rapidamente à conclusão de que não merecemos as coisas que e Ele faz por nós. É por isso que a nossa vocação, seja ela qual for, nunca significará que Deus nos escolheu devido à nossa capacidade ou à nossa experiência. Você já deve ter ouvido a frase: “Deus não escolhe os capacitados: Ele capacita os escolhidos”. Essa é a mais pura verdade. É claro que isso não quer dizer que não devemos estudar ou que não devemos buscar uma formação mais sólida. Não é isso. Precisamos sim avançar para águas cada vez mais profundas em relação ao conhecimento de Deus e das coisas de Deus. Só não podemos perder de vista o fato de que o Senhor escolhe aquele que Ele quer, ou seja, não depende das nossas qualidades ou do nosso currículo. Paulo e Barnabé não foram escolhidos por em si algo que despertou em Deus o chamado, nem os demais não foram chamados por causa de não terem chamado a atenção de Deus. Nem um e nem outra dessas colocações foi o fator predominante, Max sim a GRAÇA e MISERICORDIA do SENHOR.
O terceiro fator indispensável na formação de um missionário é o RECONHECIMENTO DO CHAMADO PELA SUA IGREJA LOCAL. Deus ama a sua igreja e não realizará o seu eterno propósito sem o aval da mesma. Nada pode acontecer no reino de Deus aqui na terra, nada fora da aprovação da Igreja local. Por essa razão, o candidato que almeja as obras do episcopado (no meu modo de ver seria a tradução correta, porque muitos desejam somente o cargo, o ofício e não as obras decorrentes do cargo, o desejo, o ardor deve ser pelas as atividades e não pelo cargo), precisa ter a provação de seu chamado por sua igreja local. Conheço casos em que a igreja não aprova ou não reconhece o chamado do candidato, ai ele se revolta com a decisão da igreja e se transfere para outra com o fim de ser aceito como missionário. Esse fato mostra duas coisas: Primeira, a igreja estava certa no seu parecer. Segundo, tal candidato nunca foi chamado por Deus. O candidato chamado para o campo terá a paciência necessária para esperar a benção de sua igreja, ele é acima de tudo um crente subordinado a sua igreja local. Porque se não se submete a liderança local, será um problema para os colegas de campo. Nos tempos de Paulo e Barnabé esse reconhecimento do chamado era feito com as imposições de mãos, era uma pratica normal da igreja primitiva para reconhecer diáconos (At 6.5-6); pastores(1 Tm 4.14); e missionários(At 13.3). Até hoje eu me pergunto por que só se usa dessa pratica no caso de ordenação ao pastorado e não para os demais cargos citados acima. No meu modo de ver e entender, acredito que não haja mais necessidade nos dias de hoje de tal pratica, creio que a mesma foi restrita apenas ao período apostólico. Todavia, não fico escandalizado ou me oponho às igrejas que assim prefiram se utilizar-se da mesma. Acredito que o reconhecimento da igreja de Cristo a uma pessoa chamada ao ministério seja o fato de autenticar o chamado por meio dos serviços prestados pelo candidato na igreja local, pelo seu testemunho pessoal, pela recomendação desse candidato à uma seminário e por meio do sustento para suprir seus estudos e respectivamente para sustentá-lo no campo missionário após seus estudos. Um outro fator fundamental do reconhecimento do chamado de um candidato ao campo missionário, deve ser a oração incessante da igreja em favor da sua vida e de seu chamado. Sem demagogia alguma posso dizer, “A MAIOR CONTRIBUIÇÃO QUE UM MISSIONÁRIO PODE RECEBER DE UMA IGREJA É A ORAÇÃO” Tenho vivenciado isso diariamente, tenho apenas 05(cinco) igrejas que me sustentam, que se associaram comigo no nosso ministério. Todavia o maior sustento que recebo e que sustenta o nosso ministério e me faz vencer as lutas e adversidades, não são as ofertas que recebo, mas sim as orações que são feitas em nosso favor. Porque existe situações que o dinheiro acaba, as necessidades chegam, as portas se fecham, as perseguições batem a porta e o nosso escape são as orações que são feitas a Deus em nosso favor, que levantas o nosso animo, que redobra a nossa disposição e que nos dar direcionamento nas decisões que precisamos tomar. Ouvi certa vez em uma mensagem em uma conferencia missionária, o relato do preletor que contou um caso vivenciado por ele. Falou que numa determinada noite se sentiu incomodado pelo Espírito Santo para orar por um colega um colega de ministério, ele se levantou se colocou de joelhos ao lado da cama e intercedeu por seu colega. No dia seguinte o seu amigo lhe ligou para falar de um grande livramento que teve na noite anterior, contou-lhe que Deus o livrou de cair com o carro na ponte que estava quebrada, o pneu do carro furou e ao descer do carro avistou a ponte a 15 metros quebrada. O preletor perguntou a que horas aconteceu tal livramento, ele disse as 3.00 horas da manhã, com lagrimas nos olhos o preletor falou pra seu colega, foi exatamente nesse horário que o Espírito Santo me acordou para orar por você. Amados, as ofertas são essências para o sustento do missionário, mas as orações são mais preciosas, é tanto que Paulo quando escreve às igrejas ele não pede dinheiro, mas sim oração para a palavra de Deus se propague, para ter ousadia e poder na proclamação do Evangelho, para que Deus o livre dos homens maus e assim por diante.(2Ts 3.1; Ef 6.18-19; 2Ts 3.2). O missionário que vai ao campo sem o reconhecimento da Igreja Local, não terá nenhum sucesso. Para ter as bênçãos de Deus e ser bem sucedido no mistério se faz necessário o reconhecimento do chamado do candidato pela igreja, caso contrário, se tiver outro procedimento fora esse, tanto a igreja, quanto o missionário estarão em desobediência ao modelo divino.
O quarto fator indispensável na formação do missionário é o AUXILIO DOS COLEGAS DE MINISTERIO.Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionário como o auxilio do João Marcos, que com certeza foi de grande valia no desenvolvimento dos trabalhos. Os missionários e pastores precisam do apoio dos colegas do campo, fico triste quando vejo colegas se isolando, se afastando das reuniões de pastores, não se envolvendo das atividades do grupo, isso é ruim amados para quem toma essa atitude. A bíblia diz quem que se isola busca os seus próprios interesses (Pv 18.1). Poderíamos com a permissão do Espírito Santo parafrasear o versículo de Gn 2.18 da seguinte maneira “....Não é bom que o missionário esteja só, arrumarei auxiliares que lhe sejam idônios”. A amizade dos colegas, dos pastores sem dúvida alguma é uma benção para a vida do missionário. Paulo sempre tinha um companheiro em suas viagens para ajudá-lo a desenvolver a obra do Senhor. Paulo sentia a ausência dos amigos (2Cor 2.12-13); Ficou feliz em receber a visita de Tito quando enfrentava dificuldades(2 Cor 7.5-6. Tenho tantas saudades da comunhão dos pastores do Cariri, onde participava das reuniões mensais com meu colegas, era uma benção. Como também do SBC a onde muitos deles trabalham e tínhamos a oportunidade de nos aconselhar trocar experiências. Hoje aqui em Porto Velho, vivemos isolados, não temos com quem conversarmos, dividir as cargas, orar juntos, compartilhar as nossas lutas, isso é muito ruim. Ainda bem que existe a internet, aí quando a coisa aperta mando um imail pra um colega pedindo auxilio, ajuda, conselho e Deus me conforta o coração. O missionário precisa se envolver com as igrejas da mesma fé e ordem que existem no seu campo, ou no campo próximo ao seu ambiente de trabalho. Deve estar sempre presente nas reuniões de pastores, se programe, geralmente já tem um calendário das reuniões, não marque nada naquele dia, e participe, se envolva com os colegas, isso é bom pra você e para eles também. O missionário não só precisará do auxilio dos colegas do campo, mas também dos demais da mesma fé e ordem, portanto escreva, envie imail contando do que tem feito, seus projetos, para que possa contar com o auxilio de outros colegas. Ouvi ceta vez uma mensagem pregada pelo Pr. Francisco de Assis da Igreja Batista Bíblica Betel, essa mensagem tinha três pontos; 1. Deus não depende de nós; Nós dependemos de Deus; Nós dependemos uns dos outros. Uma grande verdade, dependemos de Deus e um dos outros, portanto é loucura fazer a obra isolado, não vai muito longe quem assim procede.
O quinto fator indispensável na formação do missionário é a OPOSIÇÃO DO DIABO AO SEU MINISTÉRIO. Paulo e Silas enfrentaram a oposição do diabo em sua primeira viagem missionária, o mágico usado pelo inimigo se opunha a Evangelho de Cristo. Todos os missionários enfrentam tal oposição, é uma regra geral e não uma exceção. A obra missionária em si já trás suas dificuldades . Jesus disse que a seara é grande, essa é a primeira dificuldade, disse também que são poucos os trabalhadores, outra dificuldade latente aos nossos olhos.(Mt 9.37-38) Paulo disse aos irmãos de Tessalonica que existia homens maus e perversos que procurava criar dificuldades ao seu ministério.(2Ts 3.2-3). Por traz das oposições está o dedo do diabo, ele não usa somente os descrentes, mas também os próprios crentes para trazer dor e sofrimento ao missionário, com o fim de paralisá-lo. Paulo diz que por duas vezes foi barrado pelo diabo, quando desejou visitar os irmãos de Tessalonica(1Ts 3.18). O inimigo não mudou amados, continua a fazer a mesma coisa, se opor ao trabalho do missionário, procurando destruí-lo, e para isso faz de tudo para que tudo der errado. Usa todos os meios possíveis e impossíveis para derrotá-lo. Mas como disse Paulo, mas o Senhor guarda do maligno os servos do Senhor. Eles não serão destruídos, pelo contraio, concluíram a obra que o Senhor determinou para eles os cumprissem. Lembram de Neemias? O diabo fez de tudo para paralisá-lo, mas quanto mas fazia, é que Neemias se fortalecia com os demais irmãos, a oposição era o combustível que movia e encorajava os servos de deus a permanecerem firmes, unidos com o fim de alcançar o propósito determinado por Deus. Lutar contra os propósitos de Deus é perca de tempo, quando ele escolhe alguém para executar uma obra, essa obra será realizada, mesmo que se levante “crentes”, “pastores” contra o servo de Deus,mesmo que as calunias, mentiras no caso de Neemias foram levantadas, ele sobreviveu a todas e concluiu sua obra. O servo de Deus não morrerá sem que antes conclua aquiloque o Senhor determinou que o fizesse. Foram 04(quatro) tentativas para se abrir um trabalho Batista Regular em Porto Velho, a primeira foi por uma igreja Batista da Fé em Manaus, não deu certo, outra por meio do Pr. Benicio da Silva enviado pela missão Paulo de Tarso, também não vingou, outro pelo missionário José Ribeiro Carvajal em Candeias do Jamari por meio da missão Mibrac do acre, também falhou, e a quarta por mim e ela deu certo. Quis Deus me levantar por pura GRAÇA e MISERICORDIApara ter o privilégio de fundar a Primeira Igreja Batista Regular em Porto Velho, e também me concedeu o privilégio de participar da fundação e edificação da Segunda Igreja Batista Regular, que esse ano com a graça do Pai será organizada em Igreja. Ele vai cumprir seu projeto por meio das nossas vidas, é inútil lutar contra os planos do Senhor. Se faz preciso que as igrejas, os seminários preparem muito bem os futuros missionários sobre as dificuldades que eles enfrentaram no campo, não esconda nada, mostre que estarão sujeitos a tido tipo de oposição. Para que eles não fiquem enganados e se decepcione quando estiverem na obra. Paulo depois de fundar igrejas e lideranças voltava fortalecendo a fé dos discípulos mostrando a eles que se era necessário esta preparado para enfrentar as dificuldades que viriam no campo(At 14.22). Jesus disse que o servo não é maior que seu Senhor, se fizeram o que fizeram com Ele, quanto mais com os discípulos. Disse em outra vez que no mundo teríamos tribulações. Então não se engane com a obra missionária, venha preparado para enfrentar as oposições, não tenha medo, Deus estará com você, lhe dando tudo que você precisa e necessita para superar as adversidades.
O ultimo fatos indispensável na formação do missionário é A DEMOSTRAÇÃO DE GRATIDÃO A IGREJA LOCAL E AS DEMAIS IGREJAS CO IRMÃS. Como manifestar essa gratidão? Em atos 14.26-28 Paulo mostra como o missionário pode demonstrar gratidão as igrejas que o apóiam. Prestando contas de seu ministério as igrejas, visitando sempre às que pode e às que não pode, mande cartas, imail, ligando para seu pastor dando noticias. Postando vídeos na internet sobre o trabalho, criando um blog para divulgar as noticias do campo missionário. Isso é muito importante para a igreja como para o missionário, pois criam um laço de companheirismo entre o missionário e igreja.Ajuda a igreja orar pelas necessidades urgentes do trabalho. Ajuda a igreja a conhecer sobre o trabalho que estar sendo desenvolvido pelo missionário, como também de avaliar se está sendo feito o investimento correto ou não de suas finanças na obra missionárias. Sem falar que é uma maneira de ser grato pelo apoio recebido, ninguém é obrigado em contribuir no ministério do missionário, isso é um ato de GRAÇA, uma vez que você foi agraciado por Deus, seja grato a Deus e a igreja ou igrejas que lhe ajudam, comunicando-lhes as maravilhas que Deus tem realizando por meio de seu ministério. Esse ato desenvolvido pelo missionário, com certeza abençoará sua vidas, por meio das orações que elereceberá e por um aumento de colaboradores que serão tocados por deus por meio de sua gratidão.
Não é fácil fazer a obra missionária, mas pra realizá-la é necessário que a mesma seja feita dentro dos padrões bíblicos estabelecidos na Palavra de Deus. Que Deus nos conceda um coração obediente, que aplique os ensinamentos do nosso Senhor nos projetos relacionados a Sua obra. Para que além de fazermos a coisa certa, possamos fazer movidos pelas motivações certas.
Que Deus nos abençoe.
No amor de Cristo,
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
CULPA: COMO TRATÁ-LA?
“Fulano tem culpa no cartório”, “Fulano tem o rabo preso” Você já ouviu uma dessas expressões? O dicionário Aurélio define culpa da seguinte maneira:“ Conduta negligente ou imprudente, sem propósito de lesar, mas da qual proveio dano ou ofensa a outrem. Falta voluntária a uma obrigação, ou a um princípio ético. Delito, crime, falta. Transgressão de preceito religioso; pecado. Responsabilidade por ação ou por omissão prejudicial, reprovável ou criminosa.” A ciência em seus estudos tem comprovado que a culpa é a grande responsável por males físicos e psicológicos. Casos de asma e úlceras já foram relacionados com o sentimento de culpa. O diretor de um hospital psiquiátrico de Londres disse a um repórter que visitava a instituição: “Se metade desses doentes acreditassem no perdão, poderiam ser mandados de volta para casa.”
Todos nós estamos vulneráveis ao sentimento da culpa, devido o mesmo ser resultado do pecado, e por sermos todos pecadores (Rm 3.23) não tem como sermos imune a esse sentimento. Muito embora não sendo nós imune a culpa, por outro lado, não precisamos conviver com ela toda vida. É possível trata-la, ver-se livre, para isso precisamos buscar a orientação de Deus, para aplicarmos a receita adequada com o fim de resolver o problema da culpa.
Conheço um homem na bíblia que sofreu grandemente por carregar dentro de si esse sentimento, ele praticou adultério e em seguida matou o esposo da mulher com quem cometera o adultério. Quando ele foi confrontado por Deus através do profeta Nata, iniciou-se naquele momento o processo de restauração, de libertação da culpa. Quero destacar alguns passos que Davi tomou para que o problema de sua culpa fosse solucionado. O primeiro passo foi assumir o erro. (1 Sm 12.13)“....pequei contra o SENHOR...” Davi poderia ter tentado esconder seu erro, culpar a mulher, culpar o marido, se justificar seu adultério de várias maneiras, mas simplesmente assumiu: “Eu pequei”. Acredito com base em Salmo 32 que ele estava desesperado para confessá-lo, pois o fato de ter ficado calado, guardando o seu pecado, isso tinha lhe causado uma serie de dificuldades. Segundo ele mesmo relata seu vigor se tornou em sequidão de estio, a mão de Deus pesava sobre ele, tinha dores nos ossos. Portanto ao ser confrontado por Deus, não pensou duas vezes, assumiu o seu pecado. Se você já disse alguma vez“Pequei”, tenha-se por muito feliz. Não porque pecou. Antes, porque admitiu o fato e não o acobertou. Isto, porque existe um número pequeno daqueles que chegam a este ponto. É muito fácil conjugar o verbo pecar em qualquer pessoa, no singular e plural, desde que não seja na primeira pessoa do singular: “Eu pequei”. E você tem dificuldade em admitir seu próprio pecado, exponha-se ao Espírito de Santo, pois é Ele quem convence o mundo do pecado, do que é certo e justo e do julgamento (Jô 16.8)
O segundo passo foi arrepender-se, segundo a descrição do salmo 51. O arrependimento genuíno contém quatro fatores importantíssimos: reconhecimento do pecado, tristeza pelo pecado, repúdio pelo pecado e submissão para acolher a disciplina de Deus. Muitas pessoas não podem ter alívio da culpa, porque em vez de praticar o arrependimento genuíno, elas ficam apenas com medo das conseqüências, não há tristeza pelo mal cometido contra Deus, o mero medo por causa das conseqüências, não produz cura para a culpa.
Um último passo foi confessar seu pecado: “Pequei contra o SENHOR.” Davi admitiu ter pecado contra a santidade e Deus, ele com essa confissão estava querendo dizer: Senhor eu fiz o que era mal perante aos teus olhos, eu errei, e o Senhor tem todo direito de me julgar, serás justo em me punir, pois eu concordo plenamente com teu juízo. O verbo confessar no N.T, tem o seguinte significado: “consentir”, “concordar”, quando confessamos nossos pecados ao Senhor, estamos dizendo, Senhor eu concordo contigo, eu estou errado, o Senhor tem toda razão.
Somente quando confessamos os nossos pecados, concordando com Deus é que podemos gozar da paz que acalma o coração e traz cura para a culpa. Recorra a Deus, busque a sua misericórdia, clame por seu perdão, como fez Davi:“Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado, pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Eu pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu juízo.”(Sl 51.1-4).
O resultado que Davi desfrutou foi maravilhoso, ele foi claramente descrito em (Sl 32.1,2,5,11) “Bem aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse; “Confessei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoastes a iniqüidade do meu pecado. Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos d coração.”
Davi teve sua mente livre da culpa que lhe atormentara por dias, tirando-lhe o sossego, a paz, o sono, roubando-lhe o priviléo privil Davi teve sua mente livre da culpa que lhe atormentara por dias, tirando-lhe o sossego, a paz, robando-gio de desfrutar da comunhão com Deus. Agora não existia mais culpa, sua mente estava livre, liberta para servir a Deus sem remorsos, sem barreira alguma. Com certeza não existe algo que se possa ser comparado à paz de uma consciência perdoada por Deus e livre do peso da culpa.
“BEM AVENTURADO O HOMEM A QUEM DEUS NÃO ATRIBUI INIQUIDADE, E EM CUJO ESPÍRITO NÃO HÁ DOLO.”
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
“Fulano tem culpa no cartório”, “Fulano tem o rabo preso” Você já ouviu uma dessas expressões? O dicionário Aurélio define culpa da seguinte maneira:“ Conduta negligente ou imprudente, sem propósito de lesar, mas da qual proveio dano ou ofensa a outrem. Falta voluntária a uma obrigação, ou a um princípio ético. Delito, crime, falta. Transgressão de preceito religioso; pecado. Responsabilidade por ação ou por omissão prejudicial, reprovável ou criminosa.” A ciência em seus estudos tem comprovado que a culpa é a grande responsável por males físicos e psicológicos. Casos de asma e úlceras já foram relacionados com o sentimento de culpa. O diretor de um hospital psiquiátrico de Londres disse a um repórter que visitava a instituição: “Se metade desses doentes acreditassem no perdão, poderiam ser mandados de volta para casa.”
Todos nós estamos vulneráveis ao sentimento da culpa, devido o mesmo ser resultado do pecado, e por sermos todos pecadores (Rm 3.23) não tem como sermos imune a esse sentimento. Muito embora não sendo nós imune a culpa, por outro lado, não precisamos conviver com ela toda vida. É possível trata-la, ver-se livre, para isso precisamos buscar a orientação de Deus, para aplicarmos a receita adequada com o fim de resolver o problema da culpa.
Conheço um homem na bíblia que sofreu grandemente por carregar dentro de si esse sentimento, ele praticou adultério e em seguida matou o esposo da mulher com quem cometera o adultério. Quando ele foi confrontado por Deus através do profeta Nata, iniciou-se naquele momento o processo de restauração, de libertação da culpa. Quero destacar alguns passos que Davi tomou para que o problema de sua culpa fosse solucionado. O primeiro passo foi assumir o erro. (1 Sm 12.13)“....pequei contra o SENHOR...” Davi poderia ter tentado esconder seu erro, culpar a mulher, culpar o marido, se justificar seu adultério de várias maneiras, mas simplesmente assumiu: “Eu pequei”. Acredito com base em Salmo 32 que ele estava desesperado para confessá-lo, pois o fato de ter ficado calado, guardando o seu pecado, isso tinha lhe causado uma serie de dificuldades. Segundo ele mesmo relata seu vigor se tornou em sequidão de estio, a mão de Deus pesava sobre ele, tinha dores nos ossos. Portanto ao ser confrontado por Deus, não pensou duas vezes, assumiu o seu pecado. Se você já disse alguma vez“Pequei”, tenha-se por muito feliz. Não porque pecou. Antes, porque admitiu o fato e não o acobertou. Isto, porque existe um número pequeno daqueles que chegam a este ponto. É muito fácil conjugar o verbo pecar em qualquer pessoa, no singular e plural, desde que não seja na primeira pessoa do singular: “Eu pequei”. E você tem dificuldade em admitir seu próprio pecado, exponha-se ao Espírito de Santo, pois é Ele quem convence o mundo do pecado, do que é certo e justo e do julgamento (Jô 16.8)
O segundo passo foi arrepender-se, segundo a descrição do salmo 51. O arrependimento genuíno contém quatro fatores importantíssimos: reconhecimento do pecado, tristeza pelo pecado, repúdio pelo pecado e submissão para acolher a disciplina de Deus. Muitas pessoas não podem ter alívio da culpa, porque em vez de praticar o arrependimento genuíno, elas ficam apenas com medo das conseqüências, não há tristeza pelo mal cometido contra Deus, o mero medo por causa das conseqüências, não produz cura para a culpa.
Um último passo foi confessar seu pecado: “Pequei contra o SENHOR.” Davi admitiu ter pecado contra a santidade e Deus, ele com essa confissão estava querendo dizer: Senhor eu fiz o que era mal perante aos teus olhos, eu errei, e o Senhor tem todo direito de me julgar, serás justo em me punir, pois eu concordo plenamente com teu juízo. O verbo confessar no N.T, tem o seguinte significado: “consentir”, “concordar”, quando confessamos nossos pecados ao Senhor, estamos dizendo, Senhor eu concordo contigo, eu estou errado, o Senhor tem toda razão.
Somente quando confessamos os nossos pecados, concordando com Deus é que podemos gozar da paz que acalma o coração e traz cura para a culpa. Recorra a Deus, busque a sua misericórdia, clame por seu perdão, como fez Davi:“Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado, pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Eu pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu juízo.”(Sl 51.1-4).
O resultado que Davi desfrutou foi maravilhoso, ele foi claramente descrito em (Sl 32.1,2,5,11) “Bem aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse; “Confessei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoastes a iniqüidade do meu pecado. Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos d coração.”
Davi teve sua mente livre da culpa que lhe atormentara por dias, tirando-lhe o sossego, a paz, o sono, roubando-lhe o priviléo privil Davi teve sua mente livre da culpa que lhe atormentara por dias, tirando-lhe o sossego, a paz, robando-gio de desfrutar da comunhão com Deus. Agora não existia mais culpa, sua mente estava livre, liberta para servir a Deus sem remorsos, sem barreira alguma. Com certeza não existe algo que se possa ser comparado à paz de uma consciência perdoada por Deus e livre do peso da culpa.
“BEM AVENTURADO O HOMEM A QUEM DEUS NÃO ATRIBUI INIQUIDADE, E EM CUJO ESPÍRITO NÃO HÁ DOLO.”
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
2ª IGREJA BATISTA REGULAR DE PORTO VELHO
Av. Amazonas nº 3967 Box 07 - Bairro: Agenor de Carvalho
MINISTÉRIO PASTORAL:
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
NOTICIAS DE JANEIRO DO CAMPO RONDONIENSE 2012
“COM EFEITO GRANDES COISAS TEM O SENHOR FEITO POR NÓS POR ISSO, ESTAMOS ALEGRES” (SALMO 126.3)
AMADOS IRMÃOS SAUDAÇÕES EM CRISTO,
Graças a DEUS que chegou a hora de poder entrar em contato com os amados irmãos para poder deixá-los informados sobre os últimos acontecimentos relacionados com o nosso ministério no campo rondoniense.
Nos dias 19 a 22 tivemos a conferencia que marcou o 5ª aniversário de fundação da 2ª Igreja, tivemos como Pregador o Pr. Clemildo Batista Brilhante que desenvolveu o seguinte tema: “Despertando para viver os últimos dias” Foi uma benção, as mensagens foram edificantes, vieram enviadas do coração de Deus para as nossas vidas.
Os irmãos promoveram uma feijoada beneficente com o fim de arrecadar fundos para aquisição de material para a construção do templo. A igreja toda se envolveu e tivemos uma boa arrecadação que será investida na compra de material de construção.
Nos dias 28 a 30 de Janeiro, estive em Ariquemes para participar de um FORUM sobre apostasia. O evento foi realizado no templo da 2ª Igreja Batista da Convenção, igreja pastoreada pelo colega Pr. Alex Nogueira. Foi um tempo maravilhoso, onde desfrutamos da comunhão calorosa dos irmãos, e fomos ricamente abençoados naqueles dias. Amei a igreja, pense num irmãos maravilhosos, amorosos e acima de tudo compromissados com o santo Evangelho.
Deus tem abençoado o nosso ministério, passamos por algumas lutas, mas Deus tem nos fortalecido e nos concedido GRAÇA para não se deixar se abater pelas adversidades. Pelo contrário, temos usado as lutas como combustível para realizar com mais afinco a obra do SENHOR. Continue orando por nós, pois as vossas orações são responsáveis por estarmos de pé na presença do SENHOR.
Agradecemos o apoio de todas as igrejas, irmãos e pastores que tem colaborado com o nosso ministério. DEUS continuará abençoando cada uma de vossas vidas.
• AGRADECIMENTOS:
1. Pelas igrejas e mantenedores que estão associadas à obra de DEUS aqui em Porto velho, por meio do nosso ministério.
2. Pelo apoio de colegas pastores que nos incentivam com sua presença ao campo, como isso é de fundamental importância para o missionário.
3. Pelas lutas que temos enfrentando e que só nos fortificam mais e mais, a cada batalha vencida, temos a plena convicção da confirmação do nosso chamado e da aprovação do SENHOR.
4. Pela existência da 1ª Igreja Batista Regular, nossa co-irmã, que tem colaborado com o nosso ministério e pelo seu crescimento. Ore pelo Pr. Mauro Silva o anjo da mesma, um servo leal ao SENHOR
5. Pela família da 2ª Igreja que tem crescido muito espiritualmente.
6. Pela conferencia que foi realizada para festejar o 5ª aniversário de fundação da 2ª Igreja.
7. Pelo vida do Pr. Brilhante que atendeu nosso convite e foi um canal de benção para nossas vidas
8. Pela existência da 2ª Igreja Batista em Ariquemes e pela vida do Pr. Alex Nogueira e sua família
• PEDIDOS:
1. Pela doação das madeiras para a construção do templo.
2. Pela construção do templo e por doações para que possamos comprar os matérias e pagar mão de obra.
3. Pela a organização da congregação em igreja em 2011.
4. Pelo fortalecimento da unidade das 1ª e 2ª Igreja em Porto Velho, para que juntas possam alcançar as 51 cidades que faltam.
5. Pela 1ª Igreja Batista Regular na pessoa do Pr. Mauro Silva. Pela a organização da congregação em igreja também em 2012.
6. Pelo trabalho infantil que Sansão e Lilane, juntamente com outros irmãos realizam todos os sábados no bairro socialista.
7. Pelo Irmão Jaime e Neurinete que estão planejando ir ao SBC para se formar em teologia. Eles são dedicados a obra do Senhor, um casal exemplar, desde já solicito as vossas orações e
também as contribuições em favor dessa família. Eles são membros da nossa co-irmã a 1ª Igreja Batista Regular aqui em Porto Velho. Ele é cunhado do Pr. Cleberson da Igreja diadema em
Barbalha/CE.
8. Pelo Pr. Alex Nogueira e família para que Deus conceda cada dia sabedoria para conduzir o pastoreio da 2ª Igreja batista em Ariquemes.
9. Pela igreja Batista Bíblica em Ariquemes, para que Deus envie um novo pastor. Pelo irmão Valdir vice moderador da igreja, homem fiel e dedicado que estar interinamente a frente da igreja.
10. Pela comunhão Batista Bíblica de Rondônia, para que Deus fortaleça cada vez mais as igrejas e os pastores e também pelo seminário, para que se desenvolva cada vez mais forte e que prepare obreiros aprovados para servir na grande seara do mestre.
Somos gratos por todo apoio dispensado, que DEUS continue abençoando vossas vidas, as igrejas e associação.
No amor de Cristo,
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
Ofertas direcionadas ao Pr. Marcos - AG: 153-8 C.C: 0540208-5 BRADESCO
O nosso endereço eletrônico é: prmarcos_regular@hotmail.com
TIM - (69) 8130-4430 ou FIXO - (69) 3214-3562(Casa da minha mãe – Terezinha)
CLARO – (69) 9219-4382 VIVO – (69) 9981-0059
MISSÕES É ANDAR NO LIMITE DE DEUS E O LIMITE DE DEUS É ATE AOS CONFINS DA TERRA"
Temos no You tube vídeos que apresentam os 16 anos do nosso ministério como missionário , as igrejas fundadas no Ceará e em Rondônia, ao todos são 05(cinco) é só clicar nos endereços ao lado e assistir os videos:
1. Inicio do meu ministério(http://www.youtube.com/watch?v=1xt3Abagsho)
2. Ministério na 1ª Igreja Batista Regular em Porto Velho(http://www.youtube.com/watch?v=Q3H_b3Y1Dps)
3. Construção do templo da 1ª Igreja batista Regular em Porto Velho(http://www.youtube.com/watch?v=gbVhbdpLYKE)
4. Ministério na Igreja Batista Regular Sião Juazeiro do Norte/Ce(http://www.youtube.com/watch?v=P9i2mgwsaP0)
5. Construção do templo da Igreja Batista regular filadélfia e a inauguração do mesmo(http://www.youtube.com/watch?v=Hwyd2gauJ9k)
6. Ministério na 2ª Igreja Batista Regular em Porto Velho(http://www.youtube.com/watch?v=iX86VqQwoUw)
7. Formatura do Pr. Marcos Glayson Alencar ferreira 05-12-99(http://www.youtube.com/watch?v=FCyN3T4oqKk)
8. Vídeo da família do Pr. Marcos(http://www.youtube.com/watch?v=Oqk13_jCFgM)
9. Assista as mensagens pregadas no púlpito da 2ª Igreja(http://www.4shared.com/dir/15658062/7dbdbd80/sharing.html)
Av. Amazonas nº 3967 Box 07 - Bairro: Agenor de Carvalho
MINISTÉRIO PASTORAL:
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
NOTICIAS DE JANEIRO DO CAMPO RONDONIENSE 2012
“COM EFEITO GRANDES COISAS TEM O SENHOR FEITO POR NÓS POR ISSO, ESTAMOS ALEGRES” (SALMO 126.3)
AMADOS IRMÃOS SAUDAÇÕES EM CRISTO,
Graças a DEUS que chegou a hora de poder entrar em contato com os amados irmãos para poder deixá-los informados sobre os últimos acontecimentos relacionados com o nosso ministério no campo rondoniense.
Nos dias 19 a 22 tivemos a conferencia que marcou o 5ª aniversário de fundação da 2ª Igreja, tivemos como Pregador o Pr. Clemildo Batista Brilhante que desenvolveu o seguinte tema: “Despertando para viver os últimos dias” Foi uma benção, as mensagens foram edificantes, vieram enviadas do coração de Deus para as nossas vidas.
Os irmãos promoveram uma feijoada beneficente com o fim de arrecadar fundos para aquisição de material para a construção do templo. A igreja toda se envolveu e tivemos uma boa arrecadação que será investida na compra de material de construção.
Nos dias 28 a 30 de Janeiro, estive em Ariquemes para participar de um FORUM sobre apostasia. O evento foi realizado no templo da 2ª Igreja Batista da Convenção, igreja pastoreada pelo colega Pr. Alex Nogueira. Foi um tempo maravilhoso, onde desfrutamos da comunhão calorosa dos irmãos, e fomos ricamente abençoados naqueles dias. Amei a igreja, pense num irmãos maravilhosos, amorosos e acima de tudo compromissados com o santo Evangelho.
Deus tem abençoado o nosso ministério, passamos por algumas lutas, mas Deus tem nos fortalecido e nos concedido GRAÇA para não se deixar se abater pelas adversidades. Pelo contrário, temos usado as lutas como combustível para realizar com mais afinco a obra do SENHOR. Continue orando por nós, pois as vossas orações são responsáveis por estarmos de pé na presença do SENHOR.
Agradecemos o apoio de todas as igrejas, irmãos e pastores que tem colaborado com o nosso ministério. DEUS continuará abençoando cada uma de vossas vidas.
• AGRADECIMENTOS:
1. Pelas igrejas e mantenedores que estão associadas à obra de DEUS aqui em Porto velho, por meio do nosso ministério.
2. Pelo apoio de colegas pastores que nos incentivam com sua presença ao campo, como isso é de fundamental importância para o missionário.
3. Pelas lutas que temos enfrentando e que só nos fortificam mais e mais, a cada batalha vencida, temos a plena convicção da confirmação do nosso chamado e da aprovação do SENHOR.
4. Pela existência da 1ª Igreja Batista Regular, nossa co-irmã, que tem colaborado com o nosso ministério e pelo seu crescimento. Ore pelo Pr. Mauro Silva o anjo da mesma, um servo leal ao SENHOR
5. Pela família da 2ª Igreja que tem crescido muito espiritualmente.
6. Pela conferencia que foi realizada para festejar o 5ª aniversário de fundação da 2ª Igreja.
7. Pelo vida do Pr. Brilhante que atendeu nosso convite e foi um canal de benção para nossas vidas
8. Pela existência da 2ª Igreja Batista em Ariquemes e pela vida do Pr. Alex Nogueira e sua família
• PEDIDOS:
1. Pela doação das madeiras para a construção do templo.
2. Pela construção do templo e por doações para que possamos comprar os matérias e pagar mão de obra.
3. Pela a organização da congregação em igreja em 2011.
4. Pelo fortalecimento da unidade das 1ª e 2ª Igreja em Porto Velho, para que juntas possam alcançar as 51 cidades que faltam.
5. Pela 1ª Igreja Batista Regular na pessoa do Pr. Mauro Silva. Pela a organização da congregação em igreja também em 2012.
6. Pelo trabalho infantil que Sansão e Lilane, juntamente com outros irmãos realizam todos os sábados no bairro socialista.
7. Pelo Irmão Jaime e Neurinete que estão planejando ir ao SBC para se formar em teologia. Eles são dedicados a obra do Senhor, um casal exemplar, desde já solicito as vossas orações e
também as contribuições em favor dessa família. Eles são membros da nossa co-irmã a 1ª Igreja Batista Regular aqui em Porto Velho. Ele é cunhado do Pr. Cleberson da Igreja diadema em
Barbalha/CE.
8. Pelo Pr. Alex Nogueira e família para que Deus conceda cada dia sabedoria para conduzir o pastoreio da 2ª Igreja batista em Ariquemes.
9. Pela igreja Batista Bíblica em Ariquemes, para que Deus envie um novo pastor. Pelo irmão Valdir vice moderador da igreja, homem fiel e dedicado que estar interinamente a frente da igreja.
10. Pela comunhão Batista Bíblica de Rondônia, para que Deus fortaleça cada vez mais as igrejas e os pastores e também pelo seminário, para que se desenvolva cada vez mais forte e que prepare obreiros aprovados para servir na grande seara do mestre.
Somos gratos por todo apoio dispensado, que DEUS continue abençoando vossas vidas, as igrejas e associação.
No amor de Cristo,
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
Ofertas direcionadas ao Pr. Marcos - AG: 153-8 C.C: 0540208-5 BRADESCO
O nosso endereço eletrônico é: prmarcos_regular@hotmail.com
TIM - (69) 8130-4430 ou FIXO - (69) 3214-3562(Casa da minha mãe – Terezinha)
CLARO – (69) 9219-4382 VIVO – (69) 9981-0059
MISSÕES É ANDAR NO LIMITE DE DEUS E O LIMITE DE DEUS É ATE AOS CONFINS DA TERRA"
Temos no You tube vídeos que apresentam os 16 anos do nosso ministério como missionário , as igrejas fundadas no Ceará e em Rondônia, ao todos são 05(cinco) é só clicar nos endereços ao lado e assistir os videos:
1. Inicio do meu ministério(http://www.youtube.com/watch?v=1xt3Abagsho)
2. Ministério na 1ª Igreja Batista Regular em Porto Velho(http://www.youtube.com/watch?v=Q3H_b3Y1Dps)
3. Construção do templo da 1ª Igreja batista Regular em Porto Velho(http://www.youtube.com/watch?v=gbVhbdpLYKE)
4. Ministério na Igreja Batista Regular Sião Juazeiro do Norte/Ce(http://www.youtube.com/watch?v=P9i2mgwsaP0)
5. Construção do templo da Igreja Batista regular filadélfia e a inauguração do mesmo(http://www.youtube.com/watch?v=Hwyd2gauJ9k)
6. Ministério na 2ª Igreja Batista Regular em Porto Velho(http://www.youtube.com/watch?v=iX86VqQwoUw)
7. Formatura do Pr. Marcos Glayson Alencar ferreira 05-12-99(http://www.youtube.com/watch?v=FCyN3T4oqKk)
8. Vídeo da família do Pr. Marcos(http://www.youtube.com/watch?v=Oqk13_jCFgM)
9. Assista as mensagens pregadas no púlpito da 2ª Igreja(http://www.4shared.com/dir/15658062/7dbdbd80/sharing.html)
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
2ª IGREJA BATISTA REGULAR DE PORTO VELHO
IGREJA MÃE: IGREJA BATISTA REGULAR SIÃO
PR. ROQUE ALBUQURQUE
Av. Amazonas nº 3967 Box 07 - Bairro: Agenor de Carvalho
MINISTÉRIO PASTORAL:
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
NOTICIAS DE AGOSTO DO CAMPO RONDONIENSE 2011
“COM EFEITO GRAMDES COISAS TEM O SENHOR FEITO POR NÓS POR ISSO, ESTAMOS ALEGRES” (SALMO 126.3)
AMADOS IRMÃOS SAUDAÇÕES EM CRISTO,
É com grande alegria no meu coração que entro em contato com os amados para testemunhar das muitas bênçãos que o SENHOR tem derramado no meio da congregação da 2ª Igreja Batista Regular em Porto Velho.
O mês de agosto foi maravilhoso, DEUS fez grandes coisas entre seu povo, podemos ver as mãos do PAI agindo poderosamente no nosso meio.
Graças a bondade de DEUS retomamos ou iniciamos o trabalho com as crianças no bairro socialista. Esse trabalho foi iniciado pelo irmão Sansão, Liliane e Sulamita há seis anos atrás, o Pr. Almir Marcolino teve o privilégio de conhecê-lo quando esteve aqui conosco em julho de 2006. O trabalho estava em recesso devido as férias, mas já retornou com todo vapor, todos os sábados das 15.00 às 17.00 horas é realizado um trabalho bíblico, voltado para a evangelização de crianças e adolescentes. O trabalho tem abertura de 30 minutos, depois a divisão das classes a onde crianças são separadas dos adolescentes para um estudo especifico. Temos uma freqüência media de 30 crianças ao todo, já tivemos 70 crianças, creio que em breve retornaremos a esse numero ou mais com a graça do PAI. Estamos na iminência de ganharmos um terreno na área onde realizarmos o trabalho, o Sr. Carlos responsável pelo assentamento próximo, ao conhecer o trabalho realizado, gostou e deseja que façamos o trabalho no assentamento que ele comanda com mais de 600 famílias. Ele nos falou que tem 250 crianças prontas e desejosas para ter um trabalho voltado para elas. Afirmou também que gostaria que fosse aberta um templo a onde tivesse cultos regulares, por ter uma grande numero de evangélicos no assentamento. Falou que tinha doado um terreno para Assembléia de Deus, mas que eles não estavam fazendo nada e o povo estava reclamando pela falta de culto. Estamos aguardando um retorno do Sr. Carlos para que possamos em breve iniciarmos um trabalho naquele assentamento, conto com vossas orações em favor desse projeto.
Estamos ansiosos por ter conosco a presença do Pr. HERON nos dias 07-10 de outubro, o mesmo virá realizar uma conferencia missionária, com o fim de despertar a igreja nessa área, como também conhecer a igreja pessoalmente. Nós o apoiamos com ofertas, orações e divulgação de seu ministério há mais de um ano e por essa razão achamos necessária a visita dele a nossa congregação, para que os laços de afinidade entre missionário e igreja se estreitem cada vez mais. Na ultima semana de outubro entre os dias 25 à 02 de novembro, poderemos receber a visita do Pr, Roque Albuquerque(Pastor da igreja mãe da 2ª Igreja), Pr. Luzanilton Neves e Irma Oleana, para que possam conhecer o trabalho realizado pela 2ª Igreja. A visita desses irmãos será de grande importância, pois a nossa congregação conhecerá o nosso pastor, como também ele juntamente com o casal poderão também conhecerá a congregação. Temos seis batismos para realizarmos em outubro, serão realizados na visita do Pr. Roque Albuquerque, na ultima semana de outubro. Conto com vossas orações para que a visita desses irmão possa ser realizada, pois será de grande relevância para o crescimento e edificação da congregação.
Continuamos urgentemente necessitando do templo, pois as acomodações que temos já não suporta o numero de pessoas, o recinto fica apertado parecido com uma lata de sardinha, graças a DEUS os cultos sem sido bem assistidos, a freqüência média é de 40 pessoas. O espaço de templo é de 5x7 (35 metros quadrados), imagine só a falta de espaço. Temos o terreno medindo 15x30(150 metros quadrados) que dar de fazer um templo medindo 10x20, salas para escola dominical e casa pastoral. Precisamos de apoio financeiro, louvamos a DEUS por termos autonomias financeira para suprir as necessidades da obra, tais como(Salario Pastoral, Zeladoria, Energia, Aluguel do templo e Missões) mas infelizmente ainda não é suficiente para construirmos o nosso templo. Por essa razão necessitamos do apoio das igrejas co-irmãs, para que possamos juntos edificar uma igreja forte, que consulta os padrões do céus, disso os irmãos possam ter a certeza, temos compromisso com DEUS e sua PALAVRA, realizamos um trabalho sério e precisamos do apoio dos amados irmãos.
Somos gratos as igrejas co irmãs que tem se associado conosco, como também vários irmão voluntários e amigos, que estão juntos conosco nesse ministério, a eles nossa gratidão e nosso muito obrigado por suas orações, divulgação do trabalho e ofertas de amor. Que DEUS continue abençoando grandemente a cada um deles. Assista as mensagens pregadas no púlpito da 2ª Igreja(http://www.4shared.com/dir/15658062/7dbdbd80/sharing.html).
No amor de Cristo,
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
MISSÕES É ANDAR NO LIMITE DE DEUS E O LIMITE DE DEUS É ATE AOS CONFINS DA TERRA"
IGREJA MÃE: IGREJA BATISTA REGULAR SIÃO
PR. ROQUE ALBUQURQUE
Av. Amazonas nº 3967 Box 07 - Bairro: Agenor de Carvalho
MINISTÉRIO PASTORAL:
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
NOTICIAS DE AGOSTO DO CAMPO RONDONIENSE 2011
“COM EFEITO GRAMDES COISAS TEM O SENHOR FEITO POR NÓS POR ISSO, ESTAMOS ALEGRES” (SALMO 126.3)
AMADOS IRMÃOS SAUDAÇÕES EM CRISTO,
É com grande alegria no meu coração que entro em contato com os amados para testemunhar das muitas bênçãos que o SENHOR tem derramado no meio da congregação da 2ª Igreja Batista Regular em Porto Velho.
O mês de agosto foi maravilhoso, DEUS fez grandes coisas entre seu povo, podemos ver as mãos do PAI agindo poderosamente no nosso meio.
Graças a bondade de DEUS retomamos ou iniciamos o trabalho com as crianças no bairro socialista. Esse trabalho foi iniciado pelo irmão Sansão, Liliane e Sulamita há seis anos atrás, o Pr. Almir Marcolino teve o privilégio de conhecê-lo quando esteve aqui conosco em julho de 2006. O trabalho estava em recesso devido as férias, mas já retornou com todo vapor, todos os sábados das 15.00 às 17.00 horas é realizado um trabalho bíblico, voltado para a evangelização de crianças e adolescentes. O trabalho tem abertura de 30 minutos, depois a divisão das classes a onde crianças são separadas dos adolescentes para um estudo especifico. Temos uma freqüência media de 30 crianças ao todo, já tivemos 70 crianças, creio que em breve retornaremos a esse numero ou mais com a graça do PAI. Estamos na iminência de ganharmos um terreno na área onde realizarmos o trabalho, o Sr. Carlos responsável pelo assentamento próximo, ao conhecer o trabalho realizado, gostou e deseja que façamos o trabalho no assentamento que ele comanda com mais de 600 famílias. Ele nos falou que tem 250 crianças prontas e desejosas para ter um trabalho voltado para elas. Afirmou também que gostaria que fosse aberta um templo a onde tivesse cultos regulares, por ter uma grande numero de evangélicos no assentamento. Falou que tinha doado um terreno para Assembléia de Deus, mas que eles não estavam fazendo nada e o povo estava reclamando pela falta de culto. Estamos aguardando um retorno do Sr. Carlos para que possamos em breve iniciarmos um trabalho naquele assentamento, conto com vossas orações em favor desse projeto.
Estamos ansiosos por ter conosco a presença do Pr. HERON nos dias 07-10 de outubro, o mesmo virá realizar uma conferencia missionária, com o fim de despertar a igreja nessa área, como também conhecer a igreja pessoalmente. Nós o apoiamos com ofertas, orações e divulgação de seu ministério há mais de um ano e por essa razão achamos necessária a visita dele a nossa congregação, para que os laços de afinidade entre missionário e igreja se estreitem cada vez mais. Na ultima semana de outubro entre os dias 25 à 02 de novembro, poderemos receber a visita do Pr, Roque Albuquerque(Pastor da igreja mãe da 2ª Igreja), Pr. Luzanilton Neves e Irma Oleana, para que possam conhecer o trabalho realizado pela 2ª Igreja. A visita desses irmãos será de grande importância, pois a nossa congregação conhecerá o nosso pastor, como também ele juntamente com o casal poderão também conhecerá a congregação. Temos seis batismos para realizarmos em outubro, serão realizados na visita do Pr. Roque Albuquerque, na ultima semana de outubro. Conto com vossas orações para que a visita desses irmão possa ser realizada, pois será de grande relevância para o crescimento e edificação da congregação.
Continuamos urgentemente necessitando do templo, pois as acomodações que temos já não suporta o numero de pessoas, o recinto fica apertado parecido com uma lata de sardinha, graças a DEUS os cultos sem sido bem assistidos, a freqüência média é de 40 pessoas. O espaço de templo é de 5x7 (35 metros quadrados), imagine só a falta de espaço. Temos o terreno medindo 15x30(150 metros quadrados) que dar de fazer um templo medindo 10x20, salas para escola dominical e casa pastoral. Precisamos de apoio financeiro, louvamos a DEUS por termos autonomias financeira para suprir as necessidades da obra, tais como(Salario Pastoral, Zeladoria, Energia, Aluguel do templo e Missões) mas infelizmente ainda não é suficiente para construirmos o nosso templo. Por essa razão necessitamos do apoio das igrejas co-irmãs, para que possamos juntos edificar uma igreja forte, que consulta os padrões do céus, disso os irmãos possam ter a certeza, temos compromisso com DEUS e sua PALAVRA, realizamos um trabalho sério e precisamos do apoio dos amados irmãos.
Somos gratos as igrejas co irmãs que tem se associado conosco, como também vários irmão voluntários e amigos, que estão juntos conosco nesse ministério, a eles nossa gratidão e nosso muito obrigado por suas orações, divulgação do trabalho e ofertas de amor. Que DEUS continue abençoando grandemente a cada um deles. Assista as mensagens pregadas no púlpito da 2ª Igreja(http://www.4shared.com/dir/15658062/7dbdbd80/sharing.html).
No amor de Cristo,
Pr. Marcos Glaison Alencar Ferreira
MISSÕES É ANDAR NO LIMITE DE DEUS E O LIMITE DE DEUS É ATE AOS CONFINS DA TERRA"
Assinar:
Postagens (Atom)